Brand Engagement: Porque é que a procura por conexão entre marca e consumidor está a aumentar?
Atualmente, os consumidores procuram uma ligação mais pessoal e personalizada com as marcas que escolhem seguir e com as quais interagem, por vários motivos – desde a necessidade de conexões autênticas no panorama cada vez mais desconectado de hoje, até à necessidade de se sentirem compreendidas e valorizadas.
Com o aparecimento das redes sociais, passou a existir uma linha direta de comunicação com quase todas as marcas e os consumidores esperam que estas sejam recetivas e reativas.
Mas construir uma relação forte com os clientes envolve mais do que prestar um bom apoio ao cliente e responder a mensagens ocasionais. Pesquisas demonstram que existe maior probabilidade de manter a lealdade dos consumidores se estes sentirem transparência, partilha e comunicação ativa por parte das marcas.
Por isso, é muito importante que invistam e se concentrem no desenvolvimento de mecanismos e estratégias para manter relacionamentos a longo prazo.
PERSONALIZAÇÃO É NECESSÁRIA
A personalização pode oferecer diversos benefícios quando se fala de criar uma relação duradoura junto dos consumidores, incluindo experiências de compra melhoradas, maior fidelidade do cliente e recomendações de produtos mais relevantes de acordo com cada caso específico.
Pesquisas indicam que 66% dos clientes esperam que as empresas compreendam as suas necessidades e 71% esperam que as ofertas sejam sempre personalizadas.
A maioria das pessoas prefere utilizar produtos ou serviços de empresas que conhecem e confiam, o que incentiva recomendações boca a boca entre amigos e familiares. E tendo em consideração que 92% das pessoas preferem seguir marcas indicadas por conhecidos, ter uma boa reputação e interagir diretamente com os consumidores é cada vez mais importante.
O QUE DEFINE A CONEXÃO ENTRE CONSUMIDORES E MARCAS?
A conexão envolve muito mais do que métricas e visualizações de páginas e redes sociais. Trata-se de lealdade, criar uma sensação de conforto e confiança no consumidor e desenvolver uma ligação forte de estabilidade e transparência.
A confiança depositada numa marca desempenha um papel fundamental para que os consumidores escolham uma em detrimento de outra e principalmente quando são marcas que oferecem produtos ou serviços utilizados diariamente.
Encontrar uma marca que se alinhe com os princípios morais e éticos dos consumidores e da sociedade no geral pode incentivar à compra e à interação duradoura dos consumidores.
Por exemplo, no caso de uma marca que vende roupa, os clientes podem querer comprar a marcas que se preocupem com a produção sustentável ou que utilizem modelos inclusivos nas suas peças de roupa.
Ou produtos de estética, o público-alvo de uma marca pode alinhar-se com produtos mais naturais.
Quando se trata de envolvimento com a marca, percebemos que construir conexões pessoais com cada cliente é fundamental. Os consumidores queres saber exatamente a quem estão a comprar e se a marca está alinhada com os seus princípios.
Por isso, as empresas devem ser autênticas e transparentes na forma como abordam o público e na forma como desenvolvem estratégias para construir relações duradouras.